sábado, 31 de maio de 2014

Plantando o Futuro, Resgatando o Passado...

A Horta da Família do CMS Madre Teresa de Calcutá, plantou na entrada principal uma muda de Pau Brasil cultivada há 4 anos e doada a esta unidade de saúde no mês de maio, mês dedicado a árvore símbolo nacional do país.


Afirmam alguns historiadores que o corte do Pau Brasil para a obtenção de sua madeira e sua resina (extraída para uso como tintura em manufaturas de tecidos de alto custo) foi a primeira atividade econômica dos colonos portugueses na recém descoberta Terra de Santa Cruz, no século XVI e que a abundancia desta árvore no meio da imensidão das florestas inexploradas, teria conferido à colônia o nome de Brasil.


Em pouco menos de um século, já não havia mais árvores suficientes para suprir a demanda e a atividade econômica foi deixada de lado, embora continuassem a ser abatidas ocasionalmente para utilização da madeira (até os dias de hoje, usada na confecção de arcos para violinos e móveis finos).


O fim da caçada ao Pau Brasil não livrou a espécie do perigo da extinção.

No século XX, a sociedade brasileira descobriu o Pau Brasil como um símbolo do país em extinção e algumas iniciativas foram tomadas no sentido de reproduzir a planta a partir de sementes e utilizá-la em projetos de recuperação florestal com algum sucesso.

Atualmente, o Pau Brasil tornou-se uma árvore popularmente usada como ornamentação e a sobrevivência da espécie parece assegurada nos jardins das casas e canteiros urbanos.


A árvore entre 10 e 15 metros de altura, leva 100 anos para chegar a idade adulta. Possui tronco reto, com casca cor cinza escuro, flores que possuem 4 pétalas amarelas e uma menor vermelha muito aromática.


A madeira do Pau Brasil pode ser talvez a mais valiosa do mundo. É considerada incorruptível, por não apodrecer e não ser atacada por insetos. Seu uso, dadas a escassez e a proteção, restringe-se ao fabrico de arcos de violino, canetas e jóias.

Ao plantarmos o Pau Brasil, árvore símbolo do nosso país, no CMS Madre Teresa de Calcutá, cultivamos o desejo de nos espelharmos nas suas características:
* Resistência às dificuldades,
* Oxigenação do sistema no empenho da promoção da saúde e prevenção de doenças,
* Expectativa de crescimento por gerações, desenvolvendo linhas de cuidado que a curto, médio e longo prazo, transformara as condições de saúde da população deste território.

Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caesalpinia_echinata


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ilha das Enxadas, 100 - Bancários - Ilha do Governador - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3975-4962 | (21) 3975-1293

Tecnologia do Blogger.

Seguidores