sábado, 31 de maio de 2014
A Horta da Família do CMS Madre Teresa de Calcutá, plantou na entrada principal uma muda de Pau Brasil cultivada há 4 anos e doada a esta unidade de saúde no mês de maio, mês dedicado a árvore símbolo nacional do país.
Afirmam alguns historiadores que o corte do Pau Brasil para a obtenção de sua madeira e sua resina (extraída para uso como tintura em manufaturas de tecidos de alto custo) foi a primeira atividade econômica dos colonos portugueses na recém descoberta Terra de Santa Cruz, no século XVI e que a abundancia desta árvore no meio da imensidão das florestas inexploradas, teria conferido à colônia o nome de Brasil.
Em pouco menos de um século, já não havia mais árvores suficientes para suprir a demanda e a atividade econômica foi deixada de lado, embora continuassem a ser abatidas ocasionalmente para utilização da madeira (até os dias de hoje, usada na confecção de arcos para violinos e móveis finos).
O fim da caçada ao Pau Brasil não livrou a espécie do perigo da extinção.
No século XX, a sociedade brasileira descobriu o Pau Brasil como um símbolo do país em extinção e algumas iniciativas foram tomadas no sentido de reproduzir a planta a partir de sementes e utilizá-la em projetos de recuperação florestal com algum sucesso.
Atualmente, o Pau Brasil tornou-se uma árvore popularmente usada como ornamentação e a sobrevivência da espécie parece assegurada nos jardins das casas e canteiros urbanos.
A árvore entre 10 e 15 metros de altura, leva 100 anos para chegar a idade adulta. Possui tronco reto, com casca cor cinza escuro, flores que possuem 4 pétalas amarelas e uma menor vermelha muito aromática.
A madeira do Pau Brasil pode ser talvez a mais valiosa do mundo. É considerada incorruptível, por não apodrecer e não ser atacada por insetos. Seu uso, dadas a escassez e a proteção, restringe-se ao fabrico de arcos de violino, canetas e jóias.
Ao plantarmos o Pau Brasil, árvore símbolo do nosso país, no CMS Madre Teresa de Calcutá, cultivamos o desejo de nos espelharmos nas suas características:
* Resistência às dificuldades,
* Oxigenação do sistema no empenho da promoção da saúde e prevenção de doenças,
* Expectativa de crescimento por gerações, desenvolvendo linhas de cuidado que a curto, médio e longo prazo, transformara as condições de saúde da população deste território.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caesalpinia_echinata
segunda-feira, 12 de maio de 2014
Dia Internacional da Enfermagem - Parabéns!!!!

No dia 12 de maio é comemorado o "Dia Internacional da Enfermagem", por ser o dia do nascimento de Florence Nightingale, enfermeira britânica
que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a
Guerra da Crimeia e segundo ela:
"A Enfermagem é uma arte, e para
realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão
rigoroso, quanto à obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da
tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do
espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das
artes!"
O dia de hoje é dedicado a vocês, Profissionais de Enfermagem.
quinta-feira, 8 de maio de 2014
Verde Que Te Quero Verde!!!!
No hall das boas novas o CMS Madre Teresa de Calcutá quer compartilhar com a rede a concretização da "Horta da Família", assim batizada por ter sido semeada, pelo desejo de alguns profissionais da unidade com apoio do INAD e em parceria com o PET/UFRJ/TO - Projeto Saúde Mental, Formando Tecituras em Rede, possibilitando mais uma forma de cultivar a saúde no CMS Madre Teresa de Calcutá. Venha Participar...
A horta nos une ao mundo de várias formas que não conhecemos. Encare o desafio de descobrir cada vez mais a arte do cultivo e a natureza e descobrirá cada vez mais sobre a vida e você.
quinta-feira, 13 de março de 2014
sexta-feira, 7 de março de 2014
Vacinação contra o HPV

Começa na próxima segunda-feira, dia 10 de março, a Campanha de Vacinação contra o HPV. A vacina que previne o câcer de colo de útero, tem como público alvo, meninas adolescentes entre 11 e 13 anos.
PARABÉNS

08 de Março - Dia Internacional da Mulher.
E para marcar esta data, nada melhor do que uma manhã especialmente dedicada a Mulher.
Por isso no dia 12 de março, das 09:00 as 12:00hs, esperamos por vocês, com diversas atividades.
- Oficina de Maquiagem - O Boticário
- Oficina de Dança
- Educação em Saúde Bucal da Mulher
- Exercícios de Relaxamente
- Ação Educativa na Prevenção o Câncer de Colo de Útero e Mama
- Agendamento de Coleta de Preventivo.